O que é Mastoplastia Redutora?
O procedimento cirúrgico da Mastoplastia Redutora envolve a retirada de excesso de tecido mamário, que é composto por gordura e tecido glandular, e do excesso pele das mamas. O objetivo é reduzir o tamanho e dar uma bela forma às mamas, além de trazer mais conforto para a paciente, harmonizar o tórax e, assim, trazer beleza e aumento da autoestima.
Indicações:
Indicado para mulheres que possuam mamas grandes que afetam a postura, assim como pacientes que apresentam Gigantomastia (mamas extremamente volumosas que causam problemas ortopédicos). As motivações para o procedimento podem ser físicas, estéticas ou psicológicas.
Como qualquer procedimento cirúrgico, é indicado que a paciente não seja fumante, pratique exercícios físicos e tenha uma rotina saudável. Todos esses fatores afetam o pré e pós-operatório.
Além disso, o procedimento pode ser indicado para mulheres com mamas flácidos e pendentes, mamilos abaixo do sulco da mama, irritabilidade na pele abaixo do sulco da mama ou aréolas alargadas.
Contraindicações:
Não é indicado para mulheres jovens que possuam mamas ainda em desenvolvimento, pois nesta fase, as mudanças de volume mamário são rápidas e pode ser necessária uma nova cirurgia de reparo. Levando isso em consideração, não é indicado para pacientes abaixo dos 18 anos, exceto em casos em que há claro prejuízo funcional para a mulher. Não é indicado também para pacientes que tenham alguma condição de saúde que possa afetar o procedimento cirúrgico ou tenham alguma patologia específica nas mamas.
Pré-operatório:
São realizados exames laboratoriais como mamografia, ultrassonografia das mamas e eletrocardiograma. Os exames visam monitorar as condições de saúde paciente, assim como quaisquer condições que possam interferir com o procedimento cirúrgico.
Nos dias que antecedem a cirurgia, é essencial suspender o uso de bebidas alcoólicas e cigarro. Nas 8 horas antes da cirurgia, é preciso realizar jejum absoluto de sólidos e líquidos.
Qualquer condição de saúde nos dias anteriores da cirurgia (gripes, alergias, etc) deve ser comunicada ao médico cirurgião.
A Cirurgia:
O procedimento dura entre 2 e 5 horas, a depender da complexidade do caso. A primeira etapa é a Anestesia, que para este procedimento é a Anestesia Geral. Em seguida, são feitas as incisões para acessar o tecido mamário, normalmente ao redor das aréolas ou em forma de T invertido. Nesse momento são removidos os tecidos mamários e reposicionados os mamilos e aréolas (caso necessário).
Por fim, as incisões são fechadas com suturas, pele, adesivos ou fita cirúrgica. Após o procedimento, a paciente permanece 24 horas sob observação na clínica.
Pós-operatório:
A paciente deve seguir as orientações específicas do médico cirurgião. Os principais cuidados são utilizar o sutiã cirúrgico para uma boa recuperação, se atentar à alimentação, evitar a abertura dos braços que prejudique a cicatrização e também se atentar aos medicamentos indicados pelo seu médico.
Outras recomendações:
Como qualquer procedimento cirúrgico, você precisará de avaliação médica para definir se o procedimento é indicado para você. Você deve ser bem clara quanto às suas expectativas e esclarecer todas as dúvidas com o profissional.
A experiência do cirurgião plástico e o bom relacionamento com ele contam muito no sucesso de uma boa cirurgia plástica, portanto seja criteriosa no momento da escolha da Clínica e do Profissional.
Caso você tenha mais dúvidas sobre o procedimento, agende uma consulta e veja se a Mastoplastia Redutora é indicada para você.
Gostaria de saber se tem como pagar tipo consorcio quando estiver quitado faz a cirurgia