O que é Ginecomastia?

Conhecida popularmente como cirurgia para a redução de mamas masculinas, a Ginecomastia é um procedimento cirúrgico que visa reduzir o excesso de gordura e/ou glândulas mamárias,

A condição pode acontecer em todas as idades, geralmente ocasionado por variações hormonais, motivos hereditários ou até mesmo como efeito colateral de alguns medicamentos.

Indicações:

O procedimento é indicado para homens que sintam desconforto ou insegurança com o aspecto das mamas, o que pode afetar os aspectos pessoais e íntimos de sua vida. Para adolescentes também pode ser indicado, porém,apenas em casos mais graves, já que, é provável  que as mamas continuem se desenvolvendo até o final do período da puberdade.

Como qualquer procedimento cirúrgico, é essencial estar em boas condições de saúde. O sucesso do procedimento depende também da expectativa do paciente, que precisa ser realista.

Contraindicações:

Homens com excesso de peso podem não ter resultados satisfatórios. Pacientes com saúde debilitada e que fumem ou usem drogas, terão o resultado comprometido.

Pré-operatório:

Antes da cirurgia será necessário realizar exames médicos e laboratoriais para certificar a saúde do paciente e se não há condições que o impeça de realizar o procedimento. O paciente precisa estar aberto a discutir suas expectativas e motivações para a cirurgia, assim como permitir-se ser examinado. Precisa seguir as recomendações do médico em relação ao jejum e medicações antes do procedimento.

A Cirurgia:

O procedimento dura entre 2 e 5 horas, dependendo da complexidade do caso. O procedimento é iniciado com a anestesia, que pode ser anestesia geral ou local com sedação intravenosa. A equipe cirúrgica entra em campo e a lipoaspiração é iniciada, após infiltração com soro fisiológico e adrenalina em baixa concentração, a fim de reduzir o sangramento. A seguir, são realizadas incisões na pele, normalmente ao redor da aréola. O excesso de tecido mamário é então removido seguido. Em alguns casos, podem ser necessários procedimentos e  excisões adicionais para corrigir o formato, tamanho ou posicionamento do mamilo. Por fim, as incisões são fechadas com suturas, pele, adesivos ou fita cirúrgica. Após o procedimento, a paciente permanece 24 horas sob observação na clínica ou em day clinic. Drenos são utilizados em cirurgias de maior porte.

Pós-operatório:

Após o procedimento, o paciente precisará seguir as recomendações e tomar os medicamentos recomendados pelo seu médico, além de evitar movimentos que comprometam a cicatrização da região. As malhas de compressão suave auxiliam na cicatrização e evitam a formação do seroma.

Outras recomendações:

Como qualquer procedimento cirúrgico, você precisará de avaliação médica para definir se o procedimento é indicado para você. É indicado que você tire todas as suas dúvidas antes de realizar o procedimento e tenha claro a sua expectativa e motivação para realizar a cirurgia plástica.

Avalie bem a Clínica e o Profissional antes de realizar o procedimento, se certificando que o médico possui experiência e qualificações para realizar o procedimento cirúrgico, sendo estas, qualidades do Dr. Luiz Fernando, o que proporciona um alto índice de sucesso em suas cirurgias.

Se você ainda tem dúvidas sobre o procedimento, agende uma consulta e veja se a cirurgia de Ginecomastia é indicada para você.