Uma das principais formas de conseguir um excelente resultado em uma cirurgia plástica é realizar os cuidados pós-cirúrgicos adequados. Uma boa recuperação significa uma boa cicatrização.

Mesmo que as recomendações após as cirurgias mudem dependendo do procedimento, existem cuidados que podem ser aplicados em qualquer situação, como por exemplo: 

Atenção aos curativos

Os curativos protegem os locais das incisões de possíveis infecções e devem ser trocados diariamente. A frequência em que são trocados na clínica depende do procedimento e do processo de cicatrização, mas de qualquer forma, exige que o paciente verifique periodicamente se o curativo está sujo, apresenta mau odor ou está liberando secreções. Caso esteja em uma dessas situações, deve procurar imediatamente seu médico ou o pronto socorro. Em caso de dor e inchaço excessivo, deve também comunicar ao Dr Luiz Fernando.

Cuidado no banho

Na maioria dos casos os curativos são mantidos secos nas primeiras 24 horas de pós-operatório, liberando banho após este período. Após ser molhada a cicatriz deve ser seca com uma gaze estéril e também com um secador de cabelos no modo frio. Cicatrizes mantidas com umidade podem gerar infecções.

Alimentação

Após um procedimento cirúrgico o mais recomendado é ter uma alimentação leve, natural, de fácil digestão e rico em fibras para manter o intestino regulado.

A primeira refeição após a cirurgia deve ser feita preferencialmente em forma líquida (sopas ou sucos), pois a anestesia pode deixar o paciente nauseado. Já a hidratação deve ser feita sempre que o paciente tiver sede, como parâmetro, o paciente deve estar urinando com frequência, em bom volume de urina de cor clara. 

Alguns alimentos a serem evitados: frituras, carnes gordurosas, doces e condimentos. O álcool e cigarro são estritamente proibidos, pois interferem diretamente no processo de cicatrização. 

Em casos como cirurgias bariátricas, a alimentação tem uma série de exigências que devem ser seguidas à risca.

Tempo de repouso

Logo após a cirurgia é necessário repousar para evitar que os pontos das cicatrizes sejam movidas e a cicatriz se abra, algo que pode durar de poucas horas até um dia inteiro de repouso hospitalar. Após o retorno para casa, o repouso deve ser mantido, em alguns casos por algumas semanas.

Durante todo o período de repouso, o paciente não pode levantar pesos, realizar esforços desnecessários, dirigir ou ter relações sexuais, no entanto, deve caminhar à vontade pela casa, subir escadas com cuidado, fazer exercícios de contração das panturrilhas, cuidados estes que ajudam a prevenir trombose, além de se alimentar sozinho e realizar sua higiene pessoal.

Em torno de um mês após a cirurgia, o paciente já pode retomar suas atividades de forma gradativa. 

Entretanto, atividades físicas mais exigentes como esportes, musculação e andar de bicicleta geralmente podem ser retomadas apenas depois de 2 ou 3 meses de cirurgia. Essa recomendação varia, portanto deve ser consultado com o Dr Luiz Fernando.

Como aliviar a dor

Normalmente após os procedimentos cirúrgicos são recomendados antibióticos e remédios anti inflamatórios. Tais remédios aliviam a dor e reduzem os riscos de infecções.

Em caso de febre, falta de ar, mal-estar, desmaio, diarréia e dores excessivas, o paciente precisa procurar um pronto socorro e entrar em contato com seu médico.

Após seguir todas essas recomendações, o paciente ainda precisa retornar ao médico para avaliar o seu processo de cicatrização e passar algumas recomendações personalizadas ao seu caso, com agendamentos de acordo com seu tratamento e evolução cirúrgica

Se você procura um cirurgião plástico com alto índice de sucesso e comprometido com os seus resultados, agende uma consulta com o Dr. Luiz Fernando.