A Rinoplastia é um procedimento muito conhecido, sendo a 4ª cirurgia plástica mais realizada no Brasil. O procedimento é muito versátil e pode atuar em diferentes áreas do nariz para alcançar o resultado desejado. Saiba mais sobre a Rinoplastia:
O que é a Rinoplastia?
A Rinoplastia ou cirurgia do nariz, visa melhorar a aparência e a proporção do nariz, trazendo uma melhor harmonia para a face e melhorando a autoestima. O procedimento também pode ser realizado para corrigir anormalidades no nariz que possam trazer dificuldades respiratórias. Algumas das alterações que a cirurgia permite:
• O tamanho do nariz, em relação a demais estruturas faciais;
• A largura do dorso nasal;
• O perfil do nariz;
• A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;
• Narinas grandes, largas ou arrebitadas;
•Assimetria nasal e desvio de septo.
Quais as Indicações?
A princípio, o procedimento é indicado para pessoas com mais de 18 anos, idade em que o crescimento facial pode ser considerado finalizado. Entretanto, como qualquer procedimento cirúrgico, a indicação da Rinoplastia é algo muito pessoal e é necessária uma avaliação crítica.
Pré-operatório:
Após avaliação e consulta preliminar, o Dr. Luiz Fernando solicita exames médicos pré-operatórios, incluindo exames laboratoriais, para certificar se as condições de saúde do paciente permite a realização da cirurgia plástica. Os procedimentos mais comuns são o hemograma, risco cirúrgico, coagulograma e exame de urina.
É preciso ter transparência para discutir suas motivações e expectativas com a Rinoplastia, além de conhecimento sobre as possibilidades e limites do procedimento. É essencial seguir as recomendações médicas em relação ao jejum e medicamentos no pré-operatório, algo que é personalizado para cada paciente.
O procedimento
O procedimento dura em média de 2 a 5 horas, mas pode ser mais longo se aliado com outros procedimentos cirúrgicos. É iniciado com a anestesia, que nesse caso é a geral. Após anestesia, são feitas incisões, que podem ser no interior do nariz e na parte exterior, na região da columela. Após incisão, os tecidos moles do nariz podem ser remanejados para acesso à estrutura do nariz e posterior remodelagem. O que será realizado em seguida depende de cada caso, pois podem ser inseridas cartilagens de outras regiões do nariz (ou até mesmo a orelha) ou a região do nariz pode ser esculpida no formato desejado. Dependendo do caso, podem ser feitas incisões adicionais para alterar o tamanho do nariz.
Após chegar ao resultado esperado, as incisões são fechadas com suturas internas e de pele. É inserido uma espécie de gesso e tampão para dar sustentação ao nariz durante o processo de cicatrização.
Pós-operatório:
Após o procedimento, a paciente permanece por pelo menos 24 horas sob observação hospitalar. São administrados antibióticos e analgésicos, para auxiliar no processo de cicatrização e reduzir o inchaço.
Inicialmente os resultados do procedimento não são visíveis por conta do inchaço, mas por volta de 4 semanas os os inchaços começam a reduzir. Entretanto, o resultado é gradual e pode levar até 12 – 24 meses para o novo contorno nasal ficar definido.
Outras recomendações:
É recomendado ter uma conversa próxima com o seu profissional e discutir exatamente as suas expectativas, pois podem ser necessários procedimentos adicionais para chegar ao resultado desejado. Além disso, o paciente precisa ter ciência que a Rinoplastia é um processo gradual.
Antes de realizar um procedimento cirúrgico, avalie bem a Clínica e o Profissional antes de realizar a cirurgia, se certificando que o médico possui experiência e certificação com o SBCP para realizar o procedimento buscado.
Ao realizar a Rinoplastia com o Dr. Luiz Fernando, você tem a segurança de estar com um profissional com um alto índice de sucesso em suas cirurgias, profunda especialização na área e compromisso com resultados naturais e satisfatórios.
Se você ainda tem dúvidas sobre este procedimento, agende uma consulta e veja se a cirurgia a Rinoplastia é indicada para você!
Comentários