A gestação é um período na vida da mulher marcado por novidades, alegrias e surpresas.
Entretanto, uma questão que ainda afeta a autoestima de muitas mães é a cicatriz que resulta de uma cirurgia de cesárea. Agravando este fato, o Brasil é o segundo país com maior número de cesáreas realizadas, com 57% dos partos através dessa cirurgia (UNICEF, 2017).
Então não é de se surpreender que o número de mães insatisfeitas com esse tipo de cicatriz só cresça. Mas você sabia que existem procedimentos capazes de atenuar esse tipo de marca no corpo?
Hoje examinamos alguns métodos e procedimentos que podem ser realizados para atenuar a cicatriz de cesárea. Confira:
Abdominoplastia:
É uma boa oportunidade para remover o enrugamento excessivo de pele na região, além de remover o excesso de fibrose que se forma. O processo de fibrose é um processo natural após a cesárea e se forma com a cicatrização após o descolamento dos tecidos da região, por onde o obstetra acessa o bebê.
Com a abdominoplastia, a quelóide da região é retirada e a cicatriz é reposicionada de forma a trazer melhor simetria e um resultado mais ameno.
Tratamentos estéticos:
A aplicação de corticóide e os processos de microagulhamento e peeling são realizados sobre a cicatriz, ajudando na redução de sua espessura.
A radioterapia é uma opção que sempre deve ser avaliada. Muito eficaz na prevenção do excesso de cicatriz, no entanto, causa pigmentação da mesma
Outras considerações:
A cicatriz da cirurgia de cesárea pode apresentar muita variação entre diferentes mulheres, por isso a melhor solução para amenizar a cicatriz depende de diferentes fatores. O tempo que foi realizado a cirurgia, o estado de saúde da paciente e a espessura e formato da cicatriz são fatores que afetam diretamente as soluções a serem aplicadas.
Por isso, se você planeja ou já realizou uma cirurgia de cesárea, não deixe também se seguir as orientações do seu médico.
E caso a cicatriz esteja afetando a sua autoestima, agende uma consulta para que o Dr. Luiz Fernando avalie a melhor solução para seu caso!
Comentários