Pessoas que possuem orelhas proeminentes costumam enfrentar diversos impactos sociais desde cedo, principalmente com o bullying acontecendo em escolas. Por conta disso, o procedimento da Otoplastia pode devolver a autoestima e trazer mais harmonia para a aparência das orelhas dos pacientes. Entenda mais sobre o procedimento:

O que é a Otoplastia?

A cirurgia plástica da Otoplastia visa trazer um formato, posição e proporção mais harmônica para as orelhas. As chamadas “orelhas de abano” estão presentes entre 2 a 5% da população mundial. Além de atuar sobre orelhas proeminentes, a Otoplastia também é indicada para amenizar sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas.

Para quem é indicada a Otoplastia?

É indicado para pacientes que possuam problemas congênitos, sequelas, condições que necessitem da reconstrução das orelhas ou que tenham a sua autoestima afetada por conta da aparência de suas orelhas. A cirurgia pode ser indicada a partir dos 7 anos, momento em que não desenvolvimentos substanciais no formato da orelha e a criança já pode encontrar incômodos em sua socialização.

Contraindicações 

Pacientes com a saúde debilitada, fumantes, usuários de remédios anticoagulantes, de anti-retrovirais ou usuárias de drogas. Não é indicado também para pessoas com expectativas irreais quanto ao resultado.

Pré-operatório:

Em sua consulta, o Dr. Luiz Fernando solicita exames médicos pré-operatórios, incluindo exames laboratoriais, certificando-se que o paciente se encontra em situações ideias para a realização da cirurgia plástica. É preciso ter abertura para discutir suas expectativas e motivações para a cirurgia. É necessário seguir as recomendações do médico em relação ao jejum e medicamentos antes do procedimento.

A Cirurgia:

O procedimento dura em média de 1 a 3  horas, dependendo da complexidade do caso. É iniciado com a anestesia, que normalmente é a anestesia local. Em seguida, é realizada uma incisão atrás da orelha, na dobra natural da região. Começa então a retirada do excesso de pele e é feito um ligamento na cartilagem para torná-la mais flexível. Dependendo do caso, pode ser retirada uma maior parte da cartilagem para diminuir o tamanho da orelha. 

Depois são realizados pontos de fixação para assegurar que a orelha mantenha o novo formato. A incisão é fechada com pontos inabsorvíveis e inertes,, minimizando cicatrizes.

Pós-operatório:

Após o procedimento, a paciente permanece de 8 a  24 horas sob observação hospitalar. São aplicadas pomadas cicatrizantes e gaze na região. O paciente também precisará utilizar uma faixa de tecido compressiva, sendo retirada apenas na hora do banho. Essa faixa precisa ser utilizada por cerca de um mês. O paciente sente dor leve e de fácil manejo com analgésicos comuns,, mas coceiras e inchaços são comuns. De qualquer forma, essas situações devem ser relatadas ao seu médico para receber as indicações precisas para o pós-operatório.

Outras recomendações:

Recomenda-se uma conversa próxima com o seu profissional, para discutir exatamente as suas expectativas, pois podem ser necessários procedimentos adicionais para chegar ao resultado desejado. Além disso, é recomendado realizar o procedimento de forma  sutil para obter um resultado mais natural.

Antes de realizar o procedimento, avalie bem a Clínica e o Profissional antes de realizar a cirurgia e certifique-se que o médico possui experiência e certificação com a SBCP para realizar o procedimento cirúrgico. Ao realizar a Otoplastia com o Dr. Luiz Fernando, você tem a segurança de estar com um profissional com um alto índice de sucesso em suas cirurgias, além de profunda especialização na área.

Se você ainda tem dúvidas sobre o procedimento, agende uma consulta e veja se a cirurgia de Otoplastia é indicada para você!