A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que visa remover o excesso de pele e gordura da região inferior do abdômen. O procedimento também restaura a musculatura enfraquecida ou separada na região, trazendo uma aparência mais tonificada e suave.
Mesmo que um abdômen firme e tonificado possa ser alcançado através de exercícios físicos e alimentação equilibrada, algumas pessoas não conseguem o resultado desejado por fatores genéticos e biológicos. Por isso, a abdominoplastia pode ser uma boa solução nesses casos.
Indicações:
É indicado para mulheres que tiveram alterações no corpo devido às gestações, já que com a técnica, é possível tratar o afastamento dos músculos retos. É indicado para pessoas com acúmulos de gordura em regiões específicas, para quem teve uma perda brusca de peso ou quem apresenta flacidez na região.
Contraindicações:
Pacientes com a saúde debilitada, fumantes ou usuárias de drogas. Mulheres que engravidaram ou planejam engravidar, precisam conversar com o seu médico para entender as particularidades da abdominoplastia antes e depois da gestação.
Pré-operatório:
Em sua consulta, o Dr. Luiz Fernando vai solicitar exames médicos pré-operatórios, incluindo exames laboratoriais, para certificar a saúde do paciente e se não há condições que a impeça de realizar o procedimento. O paciente precisa estar aberto a discutir suas expectativas e motivações para a cirurgia, assim como permitir-se ser examinado. Precisa seguir as recomendações do médico em relação ao jejum e medicações antes do procedimento, como por exemplo evitar de tomar aspirina e anti-inflamatórios.
A Cirurgia:
O procedimento dura em média 3 a 5 horas, dependendo da complexidade do caso e procedimentos adicionais que serão realizados. É iniciado com a anestesia, que neste caso, é a geral ou peridural. Em seguida, é realizada uma incisão horizontal na região entre o púbis e umbigo.
Durante o procedimento é retirado o excesso de pele e gordura através da incisão realizada. São realizadas correções também nos músculos abdominais, que são reparados e suturados. Em alguns casos, pode ser realizada também uma incisão em torno do umbigo para remover o excesso de pele e gordura da parte superior do abdômen.
Por fim, as incisões são fechadas com suturas internas e de pele, adesivos ou fita cirúrgica.
Pós-operatório:
Após o procedimento, a paciente permanece 24 horas sob observação hospitalar. Drenos são utilizados em cirurgias com maior sangramento e evitam o acúmulo de sangue na região. São aplicados bandagens de compressão para evitar o inchaço na região. Inicialmente os resultados do procedimento não são visíveis por conta do inchaço, mas com o passar dos dias o paciente começa a observar que os contornos do seu abdômen se tornaram mais uniformes e tonificados. O resultado esperado é uma aparência mais proporcional com o seu tipo de corpo.
Outras recomendações:
Recomenda-se uma conversa próxima com o seu profissional, para desenhar exatamente as suas expectativas, pois podem ser necessários procedimentos adicionais para chegar ao resultado desejado.
Antes de realizar o procedimento, avalie bem a Clínica e o Profissional antes de realizar o procedimento, se certificando que o médico possui experiência e certificação com o SBCP para realizar o procedimento cirúrgico. Realizando o procedimento com o Dr. Luiz Fernando, você tem a segurança de estar em contato com um profissional com um alto índice de sucesso em suas cirurgias, além de profunda especialização na área.
Se você ainda tem dúvidas sobre o procedimento, agende uma consulta e veja se a cirurgia da Abdominoplastia é indicada para você!
Comentários