Quando o assunto é beleza, a vontade de reparar algumas falhas na silhueta norteia o pensamento de boa parte das mulheres. A lipoenxertia é uma alternativa às próteses de silicone, muito utilizada em regiões como seios, bumbum ou coxas. Confira como funciona o procedimento e se ele é o mais indicado para você:
O que é a Lipoenxertia?
A cirurgia retira o excesso da gordura de determinadas regiões do corpo a partir de uma lipoaspiração, em que é realizado uma coleta e preparo específico do tecido adiposo, seguido da aplicação em outras regiões para trazer mais volume. Normalmente a Lipoenxertia é procurada por pessoas que desejam um ganho de volume nos glúteos, mamas ou face. Em termos simples, a cirurgia funciona como um remanejamento de gordura corporal.
Infelizmente, nem toda a gordura infiltrada se integra no local da aplicação, com uma média de 30% de absorção. Ou seja, em média, a cada 100 ml de gordura injetada, é possível incorporar cerca de 70ml.
Para quem é indicada a Lipoenxertia?
É indicado para pacientes que busquem um melhor contorno corporal, sem a aplicação de próteses e aproveitando o procedimento cirúrgico para atuar em mais de uma região. Para a retirada de gordura, é necessário que o paciente possua uma quantidade de gordura suficiente em regiões como o abdômen, as coxas, os glúteos ou nos flancos.
É indicado também para pacientes que tenham sofrido alguma lesão no corpo ou deformidades congênitas que podem ser preenchidas com gordura.
Uma das grandes vantagens deste tipo de procedimento é que com a aplicação da gordura do próprio corpo (autóloga), a chance de rejeição do material enxertado é mínima.
Contraindicações
Pacientes com a saúde debilitada, fumantes, usuários de remédios anticoagulantes, de anti-retrovirais ou usuárias de drogas. Não é indicado também para pessoas com expectativas irreais quanto ao resultado.
Pré-operatório:
Em sua consulta, o Dr. Luiz Fernando solicita exames médicos pré-operatórios, incluindo exames laboratoriais, para certificar a saúde do paciente e se não há condições que o impeça de realizar a cirurgia plástica. É preciso ter abertura para discutir suas expectativas e motivações para a cirurgia. É necessário seguir as recomendações do médico em relação ao jejum e medicamentos antes do procedimento.
A Cirurgia:
O procedimento dura em média de 2 a 5 horas, dependendo da complexidade do caso. É iniciado com a anestesia, que pode ser geral, peridural ou local. Em seguida, é feita uma incisão na região doadora para aplicação de solução composta de soro fisiológico e vasoconstritores para evitar sangramentos. Em conjunto são inseridas cânulas sob a pele da região doadora para a retirada de gordura. A gordura retirada é então filtrada e processada para aplicação na região escolhida,
Por fim, as incisões são fechadas com suturas internas e de pele.
Pós-operatório:
Após o procedimento, a paciente permanece 24 horas sob observação hospitalar. São administrados também antibióticos e analgésicos, e recomenda-se realizar drenagens linfáticas e utilizar malhas compressivas. O contato com o sol precisa ser evitado por pelo menos 2 meses e o paciente precisa ficar de repouso por 15 dias. Os exercícios físicos podem ser retomados após 1 ou 2 meses.
Inicialmente os resultados do procedimento não são visíveis por conta do inchaço, mas por volta de uma semana os resultados começam a aparecer.
Outras recomendações:
Recomenda-se uma conversa próxima com o seu profissional, para discutir exatamente as suas expectativas, pois podem ser necessários procedimentos adicionais para chegar ao resultado desejado. Além disso, é recomendado realizar o procedimento de forma sutil para obter um resultado mais natural.
Antes de realizar o procedimento, avalie bem a Clínica e o Profissional antes de realizar a cirurgia, se certificando que o médico possui experiência e certificação com o SBCP para realizar o procedimento cirúrgico. Ao realizar a Lipoenxertia com o Dr. Luiz Fernando, você tem a segurança de estar com um profissional com um alto índice de sucesso em suas cirurgias, além de profunda especialização na área.
Se você ainda tem dúvidas sobre o procedimento, agende uma consulta e veja se a cirurgia de Lipoenxertia é indicada para você!
Comentários