O que é Blefaroplastia?
O procedimento cirúrgico da blefaroplastia, também conhecido como cirurgia de pálpebras, tem o objetivo de remover o excesso de pele e gordura da região das pálpebras superiores, inferiores ou ambas. Como resultado, os pacientes acabam tendo uma olhar e expressão rejuvenescida. O objetivo da cirurgia pode ser tanto estético quanto funcional. Em alguns casos, o excesso de pele na região das pálpebras pode comprometer a visão e assim, a qualidade de vida dos pacientes.
Indicações:
A Blefaroplastia é indicada tanto para mulheres quanto para homens, que apresentem excesso de pele e/ou bolsas de gordura na região das pálpebras. Para isso, o paciente precisa estar em boas condições de saúde, não apresentar condições que prejudiquem sua cicatrização e ter uma expectativa realista quanto aos resultados que o tratamento pode oferecer.
Contraindicações:
O procedimento não deve ser realizado em pacientes com condições oculares graves, assim como, não é recomendado para pacientes que sejam fumantes ou utilizem qualquer tipo de droga que possa afetar a cicatrização na região.
Pré-operatório:
Na consulta, o Dr. Luiz Fernando solicita exames médicos laboratoriais para assegurar que a saúde do paciente permite a realização do procedimento com segurança. O paciente precisa estar aberto a discutir as expectativas e motivações que levaram à opção por esse procedimento cirúrgico.
Além de seguir as recomendações do médico em relação ao jejum e medicações antes do procedimento, pede-se às pacientes mulheres que compareçam à cirurgia sem utilizar maquiagem. Medicações para tratamento da hipertensão arterial devem ser tomados na manhã da cirurgia com um pequeno gole de água.
A Cirurgia:
O procedimento dura entre 1 a 2 horas, mas, pode levar mais tempo caso tenha alguma correção adicional na região. Neste procedimento é utilizada a anestesia local com sedação realizada por médico anestesista, que estará dando suporte durante todo o seu procedimento.
As incisões para retirada do excesso de pele e de gordura são feitas de forma a deixar as cicatrizes escondidas na estrutura natural das pálpebras, o chamado sulco palpebral superior nas superiores e, nas palpebras inferiores, a cicatriz fica localizada logo abaixo da linha dos cílios. As incisões em cirurgia plástica sempre devem ser discutidas durante a consulta com o Dr Luiz Fernando..
Após o procedimento, o paciente normalmente permanece sob observação hospitalar até condições clínicas de alta.
Pós-operatório:
A retirada dos pontos ocorre entre 5 e 7 dias após o procedimento, mas o paciente ainda precisa seguir uma série de cuidados para assegurar uma bom resultado final e recuperação. Alguns dos principais cuidados após a cirurgia são: compressas geladas nas pálpebras, dormir com a cabeceira da cama elevada, proteger a região com óculos escuros, evitar temperaturas elevadas, não coçar a região e repousar.
Outras recomendações:
Recomenda-se uma conversa aprofundada com o seu médico, para definir suas expectativas, além de discutir se serão necessários procedimentos adicionais para chegar ao resultado que você espera.
Antes de realizar o procedimento, avalie bem a Clínica e o Profissional, se certificando que o médico possui experiência e qualificações para realizar o procedimento cirúrgico,
Na LF Plástica você conta com a vasta experiência do Dr. Luiz Fernando, especializado em cirurgias oculares, faciais e demais procedimentos cirúrgicos e estéticos, proporcionando um alto índice de sucesso em suas cirurgias.
Caso você tenha mais dúvidas sobre o procedimento, agende uma consulta e veja se a Blefaroplastia é indicada para você.
Comentários