A Bichectomia atualmente é uma das cirurgias plásticas mais procuradas entre celebridades e influenciadores. Para conhecer como funciona este procedimento, confira nossa matéria:

O que é Bichectomia?

A cirurgia plástica da Bichectomia visa retirar o excesso da gordura das bochechas para afinar o formato do rosto e deixar o seu contorno mais acentuado. Em termos técnicos, são retiradas parcialmente as “Bolas de Bichat” do rosto, que são bolsas de gordura naturais e presentes entre o maxilar e a mandíbula.

Esta região não é afetada por dietas ou exercícios, já que estão presentes em todos os indivíduos, independente do peso. Sendo assim, a cirurgia plástica possui finalidade puramente estética.  

Para quem é indicado a bichectomia?

Quando pacientes possuem um abaulamento da bochecha, pode existir a necessidade de corrigir a região através da Bichectomia. Entretanto, a indicação mais comum é para pacientes com interesse estético, onde o formato do rosto pode afetar sua autoestima.

Para essas pessoas, é preciso avaliar com cautela o que motiva a realização da cirurgia plástica, já que, com o avanço da idade, existe um reabsorção progressiva do tecido adiposo da face, assim, a bichectomia pode gerar um aspecto de “desnutrição” ao rosto se o tratamento for realizado sem indicação.

Contraindicações 

Pacientes com a saúde debilitada, fumantes, uso de anti-retrovirais ou usuárias de drogas. Não é indicado também para pessoas com expectativas irreais quanto ao resultado.

Pré-operatório:

Em sua consulta, o Dr. Luiz Fernando vai solicitar exames médicos pré-operatórios, incluindo exames laboratoriais, para certificar a saúde do paciente e se não há condições que o impeça de realizar a cirurgia plástica. O paciente precisa estar aberto a discutir suas expectativas e motivações para a cirurgia. É necessário seguir as recomendações do médico em relação ao jejum e medicamentos antes do procedimento.

A Cirurgia:

O procedimento dura em média 1 a 2  horas, dependendo da complexidade do caso e procedimentos adicionais que serão realizados. É iniciado com a anestesia, que pode ser geral ou local. Em seguida, é realizada uma incisão na parte interna da boca, removendo parcialmente as Bolas de Bichat.  Por fim, as incisões são fechadas com suturas internas e de pele. Por ser realizada internamente, a cicatrização não é aparente e traz um resultado mais natural.

Pós-operatório:

Após o procedimento, a paciente permanece 24 horas sob observação hospitalar. O paciente precisa então tomar antibióticos, fazer compressas frias e utilizar enxaguantes bucais antissépticos. Precisa evitar falar e fazer muito esforço físico nos dias que sucedem a cirurgia, além de evitar o contato com o sol. Inicialmente os resultados do procedimento não são visíveis por conta do inchaço, mas por volta de uma semana os resultados começam a aparecer. O resultado é de bochechas menores e contornos mais definidos.

Outras recomendações:

Recomenda-se uma conversa próxima com o seu profissional, para discutir exatamente as suas expectativas, pois podem ser necessários procedimentos adicionais para chegar ao resultado desejado. Além disso, é recomendado realizar o procedimento sutil para obter um resultado mais natural.

Antes de realizar o procedimento, avalie bem a Clínica e o Profissional antes de realizar a cirurgia, se certificando que o médico possui experiência e certificação com o SBCP para realizar o procedimento cirúrgico. Ao realizar a bichectomia com o Dr. Luiz Fernando, você tem a segurança de estar com um profissional com um alto índice de sucesso em suas cirurgias, além de profunda especialização na área.

Se você ainda tem dúvidas sobre o procedimento, agende uma consulta e veja se a cirurgia de Bichectomia é indicada para você!