Com a chegada de cada verão, a procura por cirurgias de Abdominoplastia e Miniabdominoplastia tende a crescer, mais ainda cercado de muitas dúvidas. Afinal, qual a diferença entre os procedimentos?

Abdominoplastia

A cirurgia plástica da Abdominoplastia visa retirar o excesso da gordura, pele e flacidez na região do abdômen. Esse acúmulo de pele e tecido geralmente não consegue ser reduzido através de dietas e exercícios físicos, por isso a cirurgia pode ser uma boa solução. O procedimento envolve a retirada de toda a pele e gordura da porção inferior do umbigo, que deve ser reposicionado após a tração dos tecidos. Um tempo importante desta cirurgia são as suturas realizadas para a reaproximação dos músculos retos do abdome, que ficam afastados com a idade e, sempre após a gravidez.

Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é uma versão reduzida da cirurgia da Abdominoplastia, em que a retirada de pele e gordura não alcança o umbigo original, que neste caso, é preservado. Nesse procedimento, a sutura dos músculos abdominais também é realizada de forma completa ou apenas abaixo do umbigo. A cicatriz resultante tende a ser mais discreta do que o procedimento tradicional, já que a flacidez é menor. 

Qual a diferença na incisão? 

A extensão da incisão é diretamente proporcional à flacidez.

No caso da Abdominoplastia, a incisão é mais extensa (normalmente de uma ponta a outra do quadril). Apesar de resultar em uma cicatriz mais perceptível, este tipo de incisão permite um alcance maior da região durante o procedimento, atuando assim em uma maior região da paciente. Não podemos deixar de lembrar da cicatriz ao redor do umbigo, que é refeito neste procedimento

Já na Miniabdominoplastia, a incisão é mais curta e discreta. 

Para casos intermediários, um pequeno “T” invertido central pode ser necessário, assim, mantemos a qualidade do resultado com maior segurança na vascularização dos tecidos. 

Como fica a aparência do umbigo?:

Na Miniabdominoplastia não existe cicatriz no umbigo, no entanto, este fica com aspecto mais jovial, pois adquire o formato de um fuso vertical, esteticamente muito agradável e natural.

Na Abdominoplastia pode ser notada uma cicatriz em torno do umbigo, que é reposicionado por conta do esticamento do tecido do abdômen.